Valéria Forni Martins

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas (modalidade ambiental) pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Realizou pós-doutorado no Departamento de Biologia Vegetal da Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente, é Professora Adjunta IV no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos e pesquisadora colaboradora no Departamento de Biologia Vegetal da Universidade Estadual de Campinas. Desde o pós-doutorado, realiza visitas regulares ao Departamento de Modelagem Ecológica do Helmhotz Centre for Environmental Research - UFZ Leipzig, Alemanha. Tem experiência na área de Ecologia Vegetal, com ênfase em ecologia de populações de espécies arbóreas, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura espacial, análises espaciais em padrão de pontos, mecanismos de coexistência e dispersão de sementes.

• MARTINS, VALÉRIA FORNI; SEGER, GUILHERME DUBAL DOS SANTOS ; WIEGAND, THORSTEN ; SANTOS, Flavio Antonio Maës dos . Phylogeny contributes more than site characteristics and traits to the spatial distribution pattern of tropical tree populations. OIKOS, v. 127, p. 1368-1379, 2018.
  • DE PAULA MATEUS, DANTAS ; GROENEVELD, JUERGEN ; FISCHER, RICO ; TAUBERT, FRANZISKA ; MARTINS, VALÉRIA F. ; HUTH, ANDREAS . Defaunation impacts on seed survival and its effect on the biomass of future tropical forests. OIKOS, v. 127, p. 1526-1538, 2018.
  • RIBEIRO, K. F. O. ; MARTINS, V.F. ; SAMPAIO, M.B. ; SANTOS, F. A. M. . COMPETIÇÃO INTERESPECÍFICA NÃO É UM PROCESSO ESTRUTURADOR IMPORTANTE EM UMA COMUNIDADE ARBÓREA TROPICAL. Oecologia Australis, v. 22, p. 477-488, 2018.
  • MARTINS, V.F.; CAZOTTO, L.P.D. ; SANTOS, F. A. M. . Dispersal spectrum of four forest types along an altitudinal range of the Brazilian Atlantic Rainforest. Biota Neotropica (Edição em Português. Online), p. 1-22, 2014.
  • MARTINS, V.F.; GUIMARÃES, P.R. ; HADDAD, C. R. B. ; SEMIR, J. . The effect of ants on the seed dispersal cycle of the typical myrmecochorous Ricinus communis. PLANT ECOLOGY (DORDRECHT. ONLINE), v. 205, p. 213-222, 2009.
  • ROCHELLE, A. L. C. ; SILVA, I. A. ; CIELO FILHO, R. ; MARTINS, V.F. ; MARTINS, F. R. . Análises espaciais como ferramenta para a Fitossociologia. In: Eisenlohr, P.V.; Felfili, J.M.; Melo, M.M.R.F.; Andrade, L.A. & Meira Neto, J.A.A.. (Org.). Fitossociologia no Brasil ? Métodos e estudos de casos. 1ed.Viçosa: UFV, 2015, v. 2, p. 344-386.