Servio Pontes Ribeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ecology - Imperial College at Silwood Park, University of London (1998). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde foi idealizador, um dos criadores e o primeiro coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Também é um dos idealizadores e proponentes da criação do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP, concebido a fim de gerar uma identidade institucional do grupo de pesquisadores envolvidos com pesquisa e ensino em evolução, ecologia, genética, botânica e zoologia. É colaborador do Smithsonian Tropical Research Institute, Panamá, sendo Membro fundador do projeto internacional IBISCA (Investigating the biodiversity of Insects in Soil and Canopy), e membro do ?Comitê Consultivo? do projeto ?Arthropod Initiative? do CTFS (Centre of Tropical Forest Science). É membro fundador do ?Azorean Biodiversity Group?, ligado à Universidade de Ciências Agrárias dos Açores, com a qual mantém vínculo de pesquisa. É orientador nos Programas de Pós-Graduação em Ecologia da UFOP, UNICAMP e UFV, e no Programa de Doutorado em Ciências Naturais/Entomologia, da Universidad de Panama, Panamá. Desenvolve paralelamente iniciativas de divulgação científica e diálogos científicos com a sociedade, com ênfase no conceito de florestas urbanas, através dos Projetos Clube da Ciência/Corsário da Ciência, em Belo Horizonte. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Evolução de Interações entre Insetos e Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia Evolutiva e Interações inseto-planta em dosséis florestais, Biomas arbóreos tropicais, Insetos Herbívoros, Formigas e mosaicos territoriais em dossel, bioindicação de áreas degradadas, Ecohealth e ecologia evolutiva de parasitismo.